Fala pessoal do Agro!!!

Antes de mais nada, sabemos que o agronegócio é um setor onde as conexões fazem toda a diferença. Ter uma rede de contatos sólida pode abrir portas para oportunidades de negócios, parcerias e trocas de conhecimento. Aumente seu networking no agronegócio e melhore-o utilizando as dicas deste artigo, que vão ajudar a fortalecer sua presença no setor e a se conectar com as pessoas certas.

Tudo em seu tempo!

Em primeiro lugar, comece a se preocupar com essas conexões enquanto você estiver na faculdade, dessa forma, você terá contatos com diferentes grupos de pessoas, que poderão ser um diferencial durante o mercado de trabalho. 

Mas afinal, o que é “networking”?

Muitas pessoas acham que o networking é somente a pessoa que indica, o contato que vai te favorecer em algo, porém, expandir seu networking no agronegócio requer mais cuidado.

Networking vai além disso

Nesse sentido, escrever publicações no LinkedIn, demonstrando para os outros seus conhecimentos e de que forma você pode auxiliar alguém é um exemplo de networking. De maneira reduzida, networking pode ser entendido como “o que você pode fazer para o outro”.

Como você pode gerar valor para outra pessoa, que pode te ajudar no futuro? Outro exemplo, ligado à informação de que é importante se preocupar com a criação dessas conexões durante o período da faculdade é: como você pode ajudar o seu professor a desenvolver o trabalho dele?

Vejamos um exemplo prático: durante o seu estágio, você já está fazendo um networking, desenvolvendo sua liderança e capacidade de ter empatia e ajudar o próximo.

Use a tecnologia para expandir suas conexões no agro

Existem diversas plataformas e aplicativos específicos para o networking, onde é possível se conectar com profissionais de diferentes partes do mundo. Use essas ferramentas para se aproximar de potenciais parceiros, fornecedores e clientes. Também é possível utilizar essas plataformas para entender como as demais pessoas realizam o seu networking e a partir dessa informação, traçar estratégias que vão te ajudar.

Cultive relacionamentos com objetividade

Lembre-se que networking não é apenas sobre quantidade, mas sobre a qualidade das suas conexões. Certifique-se de que você está mantendo contato com pessoas que realmente podem contribuir para o seu crescimento dentro do agro. Seja intencional ao construir e cultivar relacionamentos profissionais, sempre buscando maneiras de agregar valor para o próximo.

Se preferir, você pode acompanhar a leitura deste artigo com o nosso vídeo abaixo:

Para esclarecer suas dúvidas sobre as pronúncias dos termos em inglês, assista ao nosso vídeo.

Gostou das dicas?

Afinal, assim como estudar inglês agro, construir um networking forte no agronegócio é uma tarefa contínua, que exige esforço, estratégia e ação. Ao seguir essas dicas, você poderá aumentar suas conexões e fortalecer sua presença no mercado. Não se esqueça de manter os relacionamentos cultivados e de estar sempre aberto a novas oportunidades de colaboração.

Acompanhe mais conteúdos como esse no nosso YouTube e siga nosso podcastEspalhando o Inglês Agro” no Spotify para continuar aprendendo sobre inglês no agronegócio.

Share This